top of page

Pretendes aliviar as dores que sentes no ombro?

Para aliviar a dor no ombro, é fundamental incluir na rotina de treino exercícios específicos que fortaleçam os músculos que têm intervenção direta nos diversos movimentos do ombro. Estes devem contribuir para o aumento e melhoria da sua estabilidade.


Num estudo publicado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy ficou demonstrado que exercícios de fortalecimento dos roteadores da coifa (com maior incidência nos músculos subescapular, redondo menor, infra e supra espinhoso e cabeça longa do bíceps) são eficazes no tratamento da dor no ombro, especialmente quando combinados com alongamentos e exercícios de mobilização. [1]


Dentro do conjunto de exercícios aconselhados na redução de dor e na melhoria da função do ombro, temos os que incluem:

  • Rotação externa do ombro com banda elástica: Este exercício fortalece os músculos posteriores e melhora a estabilidade do ombro.

  • Elevação lateral com halteres: Fortalece os músculos deltoides e ajuda a suportar o ombro durante movimentos de elevação.

  • Remada com barra: Fortalece os músculos das costas e dos ombros, promovendo uma melhor postura e estabilidade do ombro.


  • Exercícios de mobilidade articular: Movimentos suaves que ajudam a melhorar a amplitude de movimento do ombro, entre eles temos, as rotações internas e externas.

  • Prancha frontal e lateral: Fortalece os músculos do core e que contribui para uma melhor estabilidade do ombro durante atividades funcionais.

É importante salientar que a realização regular de atividade física, incluindo exercícios adequados para fortalecer e estabilizar o ombro, pode ajudar a aliviar a dor existente e a prevenir lesões futuras.

Consultar um profissional de exercício físico pode ser útil para adaptar os exercícios às necessidades individuais e garantir uma execução correta.


Não subestime a importância de cuidar do corpo através da prática regular de exercício físico. A atividade física,  além de aliviar a dor e melhorar a função do ombro, tem inúmeros benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.


Resumindo, inclui exercícios adequados à tua rotina diária e consulta um profissional de saúde antes de iniciares qualquer programa de exercícios, especialmente se já estiveres a lidar com dor ou lesões.


Se fez sentido para ti este post partilha-o com quem precisa 😉


Referência:

  1. Kuhn, John E. "Exercise in the treatment of rotator cuff impingement: a systematic review and a synthesized evidence-based rehabilitation protocol." Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy 39.2 (2009): 135-148.

Comentários


bottom of page